Vila Verde Campos dos Goytacazes RJ comemora um ano de atividades

A Vila Verde em Campos dos Goytacazes RJ reuniu, nesta segunda-feira (28/10), colaboradores, clientes e familiares para celebrar um ano de funcionamento. Inaugurada em 25 de outubro de 2018, a unidade oferece tratamentos especializados para as pessoas com transtornos mentais e/ou problemas com álcool e outras drogas. Aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, o atendimento conta com equipe composta por renomados profissionais locais como médicos psiquiatras, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, terapeutas, educador físico, arteterapeuta, dentre outros.

 

O funcionamento segue os parâmetros do regime de Hospital-Dia, com a oferta de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial. Na assistência em saúde mental, o Hospital-Dia abrange um conjunto diversificado de atividades desenvolvidas em até cinco dias da semana, podendo ofertar carga horária de oito horas diárias para cada paciente.

 

Assim que o cliente chega na unidade o Projeto Terapêutico Singular é constituído pela equipe multidisciplinar, conforme a necessidade de cada pessoa. Além disso, o tratamento prioriza o constante contato da equipe com os familiares, pois acredita que essa interação é fundamental para todos os envolvidos no cuidado.

 

Para a médica psiquiatra, Lana Maria, o projeto Vila Verde Campos dos Goytacazes RJ cresce a cada dia. “O engajamento dos colaboradores na concretização das ações, a atenção dos nossos médicos psiquiatras e o esforço da nossa área administrativa reflete o atendimento diferenciado que oferecemos aos nossos pacientes. Por isso, nosso objetivo é continuar trabalhando para reinserir essas pessoas no trabalho, na sociedade ou na vida familiar e, assim, reforçarmos a nossa missão de atendimento humanizado e de excelência em saúde mental”.

Outubro Rosa: CultArt reforça ações de conscientização

Outubro Rosa é um movimento organizado, mundialmente, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. E, para participar da campanha e abordar outros aspectos da saúde da mulher, o Centro de Convivência e Cultura – CultArt preparou uma semana especial, entre os dias 14 e 18 de outubro. Palestras, dinâmicas e orientações contaram com a participação de profissionais da Vila Verde e convidados.

 

Com o tema “Consciência pela Vida”, rodas de conversa, apresentações e dinâmicas buscaram incentivar o autocuidado a partir dos aspectos clínicos e emocionais. A programação abordou os mitos e verdades sobre o câncer de mama, os direitos da mulher, momentos de beleza e cuidados com a pele, além de orientações sobre a saúde geral da mulher e dinâmicas.  As atividades foram abertas aos clientes e seus familiares.

Processo Seletivo para a Residência Médica em Psiquiatria 2020

A rede de serviços Vila Verde Saúde Mental informa que estarão abertas, a partir de 8 de outubro de 2019, as inscrições do Processo Seletivo Unificado PSU 2020 para o ingresso no Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Vila Verde. O programa, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC, oferece duas vagas e tem duração de 3 anos.

Confira:

Inscrições: 08/10/2019 a 21/10/2019, pelo site www.aremg.org.br Menu “Processo Seletivo”.

Taxa de Inscrição: R$ 160,00 (cento e sessenta reais)

Data da prova: 17/11/2019

Início do Programa: a partir de 01/03/2020.

 

O manual de instruções para acesso ao sistema e realização da inscrição no processo seletivo para a residência médica em psiquiatria 2020 e acompanhamento das convocações será disponibilizado no site www.aremg.org.br Menu “Processo Seletivo”.

5ª Mostra Cultural Artes e Conquistas vai até 13 de outubro

A quinta edição da Mostra Cultural Artes e Conquistas teve início na quinta-feira, três de outubro, às 19h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. A abertura contou com a presença dos autores e diversos convidados. A exposição reúne 60 peças de 30 artistas. Entre os trabalhos estão pinturas em telas, desenhos livres, bordados, trançados de sisal e poesias produzidos pelos integrantes da Associação Bromélias e do Centro de Convivência e Cultura-CultArt.

 

A exposição representa a multiplicidade de expressões trabalhadas pelos associados bem como a pluralidade do grupo. Neste encontro de múltiplas vozes, percebe-se os diferentes papéis que a arte e a poesia assumem no dia a dia de cada artista, pensando no plural como expressões e possibilidades de reabilitação psicossocial.

 

A Mostra Cultural Artes e Conquistas poderá ser visitada até o próximo domingo, 13 de outubro, gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

 

Confira as fotos da abertura!