Hospital Internação 24h recebe estudantes de Nutrição da UFJF para visita técnica

A equipe de Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Vila Verde recebeu, no dia 19 de agosto,  a visita de estudantes da disciplina “Gestão de UAN II” do 6º período de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acompanhados pela professora Vânia Mayumi Nakajima. A nutricionista responsável pela produção da Vila Verde, Bárbara Ribeiro, detalhou as etapas do trabalho da equipe SND, explicando desde o planejamento à elaboração dos cardápios. Além disso, esclareceu como é feita a distribuição da alimentação para as demais unidades da Rede Vila Verde.

A visita também foi marcada por um momento de observação da rotina na  instituição. O objetivo foi explicitar como a produção alimentar impacta, diretamente, nos aspectos da nutrição hospitalar e no processo de cuidado individualizado do cliente.

Para Vânia, o encontro possibilitou aos alunos conhecer uma unidade real, com todas as suas particularidades, permitindo a observação da prática profissional. “Ter o relato de experiência da Bárbara mostra como é o trabalho da nutricionista e insere os alunos na visão de mercado de trabalho. A visita foi essencial para promover essa conexão entre teoria e  prática, aproximando o aluno da realidade e contribuindo com a formação profissional.” 

A produção de todas as refeições da Vila Verde é realizada pela equipe SND no Hospital Internação 24h e transportadas para cada unidade da rede, depois do preparo. Com refeições equilibradas e alimentos que contribuem com o tratamento, o cardápio é feito semanalmente. O serviço também avalia, constantemente, as Pesquisas de Satisfação preenchidas por clientes e colaboradores, visando à melhoria contínua do setor.

O refeitório do Hospital Internação tem aproximadamente 100 lugares, servindo cerca de 1.200 refeições por dia.  Já no Hospital-Dia, o refeitório tem aproximadamente 30 lugares e são servidas cerca de 150 refeições por dia. Além das duas unidades, o SND também distribui insumos para produção local em todas as quatro unidades do Serviço de Residência Terapêutica da Vila Verde.

*O encontro ocorreu seguindo as normas de segurança e de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

 

#CuidarÉaNossaVocação

 

Vila Verde recebe representantes da Plataforma Mental Health para visita de benchmarking

Entre os dias dois  e quatro de agosto, a Rede Vila Verde recebeu a visita de representantes da plataforma Mental Health. Os convidados se dividiram em grupos e observaram o cotidiano de diversos setores e unidades.

A visita também contou com a presença de  colaboradores do Instituto São José, de Santa Catarina, e da Clínica da Gávea, do Rio de Janeiro. A diretora assistencial, Aline Diniz, o diretor administrativo, Fábio Campos, o diretor executivo, Daniel Mazzoni, a diretora clínica, Dra. Gabriela Ladeira e o diretor técnico, Dr. Clovis Melo, apresentaram o modelo de atendimento da Vila Verde. Os visitantes acompanharam os procedimentos e protocolos internos de cada unidade, interagindo com os setores e podendo observar as rotinas assistenciais.  

 

Confira os profissionais que conheceram nossas unidades:  

 

Plataforma Mental Health

César Franco Diretor – Presidente

Danielle Machado – Diretora Financeira

Eduardo Quesado – Especialista de Excelência

 

Clínica da Gávea

Dr. Jerson Laks – Coordenador Médico Psiquiatra

Dr. Clara Aguiar – Médica Psiquiatra

Deborah Ferreira – Gerente de Qualidade

 

Instituto São José

Dr. Henrique Fogaça – Médico Psiquiatra

Dr. Fernanda Valadão – Psicóloga

 

Primeira turma conclui o Curso de Aperfeiçoamento em Dependência Química

No domingo, 31 de julho, os coordenadores do Curso de Aperfeiçoamento no Tratamento da Dependência Química, Dr Clóvis Melo e Lillian Gargiulo, e os alunos se reuniram para a entrega de certificados. A capacitação foi organizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) da Vila Verde e teve como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde como enfermeiros, médicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas e arteterapeutas. Com carga horária de 180h, as aulas ocorreram durante três meses, quinzenalmente, aos finais de semana.

Composta por uma equipe multidisciplinar e especialistas que são referência em assuntos relacionados às substâncias que causam adicção, a capacitação abordou temas como: aspectos orgânicos e clínicos da dependência química; o papel da família no tratamento; políticas públicas e os diversos serviços disponíveis, na rede pública e privada, para o atendimento  das pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas. 

Para Eduardo Costa, farmacêutico e aluno da primeira turma, o curso de Aperfeiçoamento em Dependência Química foi especial principalmente em relação ao conteúdo e aos professores, que compartilharam suas vivências e práticas com a turma. “Tenho certeza que na minha vida profissional, vou sempre lembrar que o trabalho realizado com o dependente químico vai muito além das ações clínicas e, que utilizar a intervenção certa, no momento e de forma correta, pode salvar a vida do paciente.”

O Curso de Aperfeiçoamento no Tratamento da Dependência Química será ofertado anualmente. Os interessados podem entrar em contato com o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) da Vila Verde para cadastro e informações.

 

Café Julino anima unidades

Para fechar o mês de julho, a Vila Verde promoveu o café julino, uma comemoração temática de São João, com muita animação, música e comida típica. Colaboradores e clientes do Hospital Internação, Hospital-Dia e Residências Terapêuticas participaram de momentos de confraternização e lazer, proporcionando a integração de todos.

A decoração no Hospital-Dia foi feita no Espaço CultArt, situado no próprio HD, que tem como objetivo desenvolver potencialidades daqueles que  frequentam o espaço por meio de recursos artísticos, culturais, educacionais e esportivos. A participação ativa na confecção dos elementos decorativos e a presença na festa também é percebido como efeito terapêutico, pois promove espaços de acolhimento e pertencimento.

*O encontro ocorreu seguindo as normas de segurança e de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

 

#CuidarÉaNossaVocação

Bate-Papo na Vila tem como tema “O Valor da Palavra”

O Bate-papo na Vila é um projeto organizado pelo Núcleo de Atenção ao Colaborador (NAC) e tem como objetivo trazer temas diversos, que abordam tanto o profissional quanto o pessoal. O espaço é aberto e incentiva a interação entre os colaboradores e os mediadores, que podem ser convidados externos ou internos. Os encontros, que ocorrem mensalmente, visam trabalhar o bem-estar físico, mental e/ou social entre as equipes, reunindo profissionais de diferentes setores e/ou unidades da Vila Verde. 

 

O NAC promove através do Bate-papo na Vila uma roda de conversa em diferentes datas, para que todos os plantões possam participar. Nos dias 21 e 28 de julho, o tema do mês foi o “O valor da Palavra”. O assunto foi mediado pelo gestor da equipe multidisciplinar do Hospital Internação 24h, Luiz Felício, e pelo professor, Mestre em Estudos Literários e Doutor em Ciência da Religião, Edson Munck Jr. 

 

“O tema foi pensado como uma forma de autorreflexão sobre o poder da palavra enquanto ato de comunicação e entrelaçamentos. Nos dias atuais, onde a tecnologia colocou a palavra em segundo plano, pensar no nosso poder de comunicação verbal se tornou artigo de luxo. Por isso, pensar sobre essa questão em um contexto de saúde é abarcar um continente de coisas possíveis, tanto na relação profissional com o paciente quanto na relação entre os profissionais”, salienta Luiz Felício.

 

#CuidarÉaNossaVocação