Hospital Internação 24h realiza campanha pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente

No dia 17 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Internação 24h promoveu uma ação de conscientização para a equipe multiprofissional sobre práticas seguras implementadas na instituição.O lema da campanha nacional deste ano  é: “Medicação Segura”, reafirmando os objetivos do Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela OMS em março de 2017.

A ação promovida foi desenvolvida pela equipe de Enfermagem e contou com a parceria dos setores de Psicologia, Farmácia e Qualidade. Com perguntas relacionadas aos protocolos de segurança dos cuidados que envolvem os medicamentos na  Vila Verde, a equipe visitou diferentes setores com a dinâmica, reforçando a importância com momentos de aprendizado e descontração entre os profissionais.

A campanha de 2022, Medicação Segura, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), objetiva:

 

  1. Aumentar a conscientização global sobre o risco de danos relacionados a medicamentos, com destaque para os erros de medicação e práticas inseguras e defender a implementação de ações urgentes para melhorar a segurança da medicação;
  2. Engajar as principais partes interessadas e parceiros nos esforços para prevenir erros de medicação, reduzindo danos aos pacientes em serviços de saúde;
  3. Empoderar pacientes e familiares com conhecimento sobre o tema para que possam colaborar ativamente com o uso seguro de medicamentos;
  4. Aumentar a adoção ao desafio global para a segurança do paciente da OMS: medicação sem danos.   

 

Equipe de TI recebe representantes da Plataforma Mental Health para visita técnica

A equipe de Tecnologia da Informação, da Plataforma Mental Health, visitou a Vila Verde, na quarta-feira (14/09). Os visitantes foram recebidos pela equipe de TI , Gerência de Infraestrutura e Apoio e Gerência Executiva. 

 

Durante o encontro, foram apresentadas infraestrutura e sistemas, além das soluções em T.I desenvolvidas internamente, com foco no tratamento em saúde mental. A equipe destacou, também, as ações voltadas para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no que se refere ao armazenamento e segurança das informações dos clientes. 

 

Sabemos que ferramentas disruptivas, como inteligência artificial e softwares médicos, têm sido amplamente usadas na medicina. E, na mão desses avanços, a Vila Verde atua propondo melhorias, tanto para os clientes como para os colaboradores,  entendo a tecnologia como parceira do cuidado em saúde mental”, destaca a Gerente de Infraestrutura e Apoio, Líliam Moreira. 

 

#CuidarÉaNossaVocação