Por Thaís Carvalho
Gerente de Saúde Mental do Hospital-Dia
O Hospital-Dia, unidade da rede Vila Verde, representa uma alternativa à internação em tempo integral e às consultas ambulatoriais. Tanto para os tratamentos relacionados aos transtornos mentais quanto para aqueles que são causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, nossos clientes encontram suporte psicoemocional diário para o processo de reabilitação. Lá, são praticados cuidados intensivos por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos, psicólogos, educadores físicos, terapeutas em álcool e outras drogas, assistente social, farmacêuticos, arteterapeutas, dentre outros.
O acompanhamento no Hospital-Dia é temporário e tem como objetivo garantir a reinserção social e a retomada da autonomia. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um exemplo. Através dele, são construídas estratégias de cuidado específicas para cada pessoa, visando o resgate da saúde e do bem-estar, necessários à manutenção do convívio social. Assim, os profissionais buscam dar a cada cliente o protagonismo a partir da construção conjunta do seu plano de cuidados.
Nesse cenário, a enfermagem é parte integrante do processo de construção, buscando sempre o atendimento singular na perspectiva da integralidade do cuidado em saúde. Por meio de ações desenvolvidas com respaldo técnico e científico, a equipe avalia o risco e as necessidades de cuidado de cada cliente, garantindo uma assistência segura e de qualidade. As atividades, sejam elas individuais ou coletivas, oferecem consultas de enfermagem, acompanhamento da adesão medicamentosa, visitas domiciliares, acolhimentos à crise, intervenções terapêuticas, administração de medicações, monitoramento dos pacientes na rede e busca ativa. Em média, mais de dois mil atendimentos mensais são realizados pelos profissionais de enfermagem do Hospital-Dia.
Um exemplo da atuação coletiva da equipe é o “Café com a Enfermagem”, um grupo mensal, conduzido pelos profissionais de enfermagem, com diferentes temas relacionados às diversas áreas da saúde. O objetivo é a promoção e prevenção da saúde. Esse espaço busca fortalecer o vínculo entre quem cuida e quem é cuidado, horizontalizando, cada vez mais, a assistência.
Além do acompanhamento multidisciplinar, o Hospital-Dia oferece também o Pronto Atendimento Psiquiátrico e atendimentos de psicogeriatria, com o apoio do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Vila Verde. Focamos, também, no acolhimento à família dos nossos clientes, realizando encontros periódicos para esclarecimentos e entendimento, por parte da equipe, do contexto social dos nossos clientes. São diversas ações que, em conjunto, priorizam a assistência segura, de qualidade, singular e humanizada.
O Hospital-Dia funciona de segunda à sexta, das 8h às 19h, na Avenida Barão do Rio Branco, 4455, Centro – Juiz de Fora.
#cuidaréanossavocacao