Alunos de psicologia e ciências humanas da UFJF visitaram a Unidade Internação

Alunos dos cursos de psicologia e bacharelado interdisciplinar em ciências humanas da UFJF visitaram, nessa terça-feira (02/07), a Unidade Internação da Vila Verde. O grupo foi recebido pela sócia-fundadora e coordenadora do Núcleo de Atenção ao Colaborador, Lucia Britto, pela coordenadora de Saúde Mental, Maria Bethânia Vilela e pelo enfermeiro responsável técnico da unidade, Carlos Portela.


A visita foi dividida em dois momentos - apresentação da rede de serviços em saúde mental, formada pelas unidades e residências terapêuticas Vila Verde e a visita in loco do serviço na unidade internação. O objetivo é oportunizar, aos acadêmicos, uma visão abrangente sobre as doenças e tratamentos relacionados à saúde mental, abordando, também, a relação multidisciplinar entre as áreas de conhecimento.


A professora do departamento de psicologia da UFJF, Edelvais Keller, afirma que o encontro surpreendeu os alunos, uma vez que o foco da disciplina é o processo psicossocial e as instituições que atuam nessa área. “Fomos apresentados a uma rede aprimorada e organizada. Ficamos impressionados com os modelos de tratamento, a relação da equipe multidisciplinar e a valorização de terapias como a arte, que ajuda a pensar e a lidar com o universo imaginário. Não é uma instituição tradicional, mas sim uma organização de saúde mental especial”.