Vila Verde tem Residência Médica em Psiquiatria credenciada pelo MEC

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria, da Vila Verde Saúde Mental, foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no último mês, dezembro de 2018. Com o parecer favorável, o programa oferece duas vagas, anualmente, para a especialidade e tem duração de três anos. A residência conta com a parceria institucional do Hospital Universitário da UFJF e da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas entre os dias 30 de janeiro e 27 de fevereiro de 2019 no site da Strix Educação www.strixeducacao.com.br. Os selecionados iniciam as atividades em março deste ano.

 

Para o credenciamento, representantes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) visitaram a Vila Verde em outubro de 2018. Foram verificados aspectos estruturais e pedagógicos, com as devidas abordagens teóricas e práticas. Todo o projeto apresentado foi aprovado e está em conformidade com as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e do Ministério da Educação (MEC).

 

Segundo o coordenador do programa, Dr. Clóvis Melo, a residência médica em Psiquiatria integra trabalho e educação em diferentes ambientes de ensino em serviço. “Nosso programa objetiva oferecer aos profissionais médicos uma formação baseada em princípios que consideram os aspectos biológicos, psicológicos e sociais dos usuários, possibilitando assim a compreensão do ser humano e da atuação em psiquiatria”.

 

A Vila Verde oferece uma rede integrada de serviços em saúde mental com diferentes graus de complexidade. Com quatro unidades assistenciais em Juiz de Fora (MG), sua estrutura conta com serviços de Pronto Atendimento Psiquiátrico 24 horas com Unidade de Internação, para situações de urgência/emergência; Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental; Hospital-Dia para assistência continuada e Centro de Convivência e Cultura – CultArt. Os clientes contam, ainda, com os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e as Moradias Assistidas. E, com a expansão dos serviços, foi inaugurado em 2018 um Hospital-Dia em Campos dos Goytacazes (RJ). Uma rede plural que, após a criação do projeto terapêutico individualizado, promove a articulação efetiva entre os pontos de atenção para receber as demandas de cada pessoa.

 

Segundo o consultor técnico e médico psiquiatra da Vila Verde, Dr. Renato Lobo, a implantação do serviço de residência médica promove o desafio de qualificação permanente da Vila Verde. “O programa possibilita a assimilação de práticas clínicas de excelência em saúde mental de forma singular e humanizada, disponibilizando aparatos científicos que possam ser vivenciados, assimilados e desenvolvidos, pedagogicamente, pelos residentes”.

 

Para o diretor administrativo, Dr Glauco Corrêa, o credenciamento do programa reflete, com clareza, o reconhecimento da identidade organizacional da instituição. “A formação educacional sempre fez parte da visão da Vila Verde e a chancela recebida pelo MEC atesta a qualidade assistencial e o nosso compromisso com a formação profissional em saúde mental”.